O Dados para um Debate Democrático na Educação (D³e) apresenta seu novo produto, a Síntese de Evidências. Trata-se de um documento que reúne dados, informações e evidências científicas, publicadas no Brasil e no mundo, sobre políticas educacionais.
Para organizá-la, os pesquisadores seguem uma metodologia robusta. O levantamento e a sistematização das evidências prioriza artigos que sejam referência no campo internacional (altas taxas de citação), publicados em revistas reconhecidas internacionalmente (de acordo com rankings acadêmicos de prestígio) e pertencentes a diferentes áreas de conhecimento (como educação, administração pública e economia, dentre outros).
Com este produto, o intuito do D³e não é esgotar toda a literatura nem apresentar uma síntese exaustiva ou conclusiva. E sim oferecer um material robusto para auxiliar os gestores na tomada de decisões e fomentar o debate baseado em evidências, que pode e deve ser complementado por outras perspectivas. Como toda metodologia possui restrições, o D³e tem ciência de que há limitações nas sínteses produzidas, intrínsecas a qualquer estudo de cunho acadêmico.
Como marco da estreia das sínteses de evidência, dois assuntos são colocados em cena: bônus para professores e escolas charters e vouchers.
A síntese Bônus para professores – O que aprendemos sobre políticas de bonificação de professores nos últimos anos? é fruto de uma parceria do D3e com o Todos Pela Educação, produzido com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) da Universidade de São Paulo (USP). O documento, de autoria de Luiz Scorzafave e Amanda Vasco, apresenta o que dizem as principais evidências científicas sobre políticas de bonificação de professores.
Clique aqui para acessar a versão digital da síntese de evidências e aqui para acessar a versão para impressão.
A síntese Escolas charters e vouchers – O que dizem as evidências sobre subsídios públicos para entidades privadas em educação? também é uma parceria do D³e com o Todos Pela Educação. O documento, de autoria de Martin Carnoy e Lara Simielli, diretora de Conhecimento Aplicado do D³e, apresenta o que dizem as principais evidências científicas sobre subsídios públicos para entidades privadas em educação, as chamadas escolas charter e os vouchers educacionais.
Clique aqui para acessar a versão digital da síntese de evidências e aqui para acessar a versão para impressão.