Organizações sociais e poder público debatem estudo sobre desigualdades educacionais no Brasil Mesmo com o debate sobre políticas educacionais no Brasil sendo pautado nos últimos anos por questões relacionadas à equidade, há poucos estudos sobre o tema. E as pesquisas existentes têm se concentrado mais na investigação das desigualdades educacionais e menos em como o entendimento dessas desigualdades pode orientar o desenho de políticas de equidade. Essas...
Organizações apontam o financiamento como fator essencial para a promoção da equidade racial Em julho, o D³e reuniu representantes de diferentes organizações para debater questões relacionadas à equidade racial na educação básica. Um dos pontos principais levantados pelos participantes foi a necessidade de se ter financiamento para promover ações visando à promoção da equidade racial no âmbito da educação básica. Uma formação inicial dos professores e um currículo...
CNE convida D³e para apresentar relatório de aprendizagem híbrida O relatório de política educacional do Dados para um Debate Democrático na Educação (D³e), Aprendizagem Híbrida? Orientações para regulamentação e adoção com qualidade, equidade e inclusão, foi apresentado ao Conselho Nacional de Educação (CNE). A Reunião Pública da Câmara de Educação Básica ocorreu no dia 6 de julho, no formato de videoconferência. O relatório, lançado...
Aprendizagem híbrida no Brasil: redes apresentam suas experiências O lançamento do relatório “Aprendizagem Híbrida? Orientações para regulamentação e adoção com qualidade, equidade e inclusão”, que ocorreu no dia 13 de junho, no auditório ECO Berrini, em São Paulo, contou com a participação de diversos atores do universo da educação no Brasil. Foram realizadas três mesas de debate com especialistas de educação e representantes...
D³e apresenta considerações para adoção da aprendizagem híbrida Toda política pública de educação deve priorizar a equidade no desenvolvimento e na aprendizagem dos estudantes. Para isso, precisa partir do princípio de que é necessário minimizar as desigualdades de acesso e de oportunidades e prover escolas, docentes, estudantes e secretarias das estruturas mínimas para sua execução. Caso haja uma escolha pela implementação de aprendizagem...