Estudo revela aprendizados da gestão escolar na pandemia que apontam para oportunidades de melhoria no futuro Aprendizados de diretores em dez municípios brasileiros podem ser extraídos desse período para melhorar a qualidade da Educação no Brasil Desenvolvido pelo Dados para um Debate Democrático na Educação (D³e), em parceria com o Itaú Social, o Relatório de Política Educacional “Gestão Escolar em tempos de crise: o que a pandemia pode nos ensinar para...
Conjunto de evidências do D³e revela impactos da pandemia na educação nacional Estudos comprovam perda de aprendizagem, aumento do abandono escolar e resistência ao ensino remoto Com a proposta de sistematizar as principais aprendizagens decorrentes do período mais crítico da pandemia no setor educacional brasileiro, o Dados para um Debate Democrático na Educação (D³e) reuniu um conjunto de evidências sobre o tema. O objetivo é estimular as...
Sucesso da reforma do ensino médio depende de apoio aos alunos, professores e gestores Aprovadas em 2016, as novas diretrizes para o ensino médio no Brasil entraram em vigor em 2022. O sucesso da reforma, no entanto, depende de um sistema de apoio ao estudante e do preparo de professores e gestores de educação para implementar o novo modelo para a etapa de ensino. É o que aponta o...
Dia do Professor: condições de trabalho dos docentes se refletem na aprendizagem A centralidade do professor para a qualidade da educação brasileira é inquestionável. O Brasil tem avançado ao reconhecer a importância dos docentes e propor políticas estruturantes em relação à sua formação inicial e continuada. Embora igualmente relevantes para uma atuação de qualidade, as condições de trabalho dos professores ainda não recebem atenção semelhante no debate...
Aprendizagem híbrida no Brasil: redes apresentam suas experiências O lançamento do relatório “Aprendizagem Híbrida? Orientações para regulamentação e adoção com qualidade, equidade e inclusão”, que ocorreu no dia 13 de junho, no auditório ECO Berrini, em São Paulo, contou com a participação de diversos atores do universo da educação no Brasil. Foram realizadas três mesas de debate com especialistas de educação e representantes...
D³e apresenta considerações para adoção da aprendizagem híbrida Toda política pública de educação deve priorizar a equidade no desenvolvimento e na aprendizagem dos estudantes. Para isso, precisa partir do princípio de que é necessário minimizar as desigualdades de acesso e de oportunidades e prover escolas, docentes, estudantes e secretarias das estruturas mínimas para sua execução. Caso haja uma escolha pela implementação de aprendizagem...