Este relatório é fruto de uma parceria do D³e com Todos Pela Educação e o Transformative Learning Technology Laboratory, da Universidade Columbia, nos Estados Unidos. O documento apresenta evidências e propostas para o debate nacional sobre a importância da tecnologia para melhorar o aprendizado na Educação básica. São utilizadas as diretrizes e estratégias do Educação Já, documento organizado pelo Todos Pela Educação, como referencial para traçar os caminhos necessários para que a Educação básica brasileira dê um salto de qualidade.
Durante a elaboração do relatório, o mundo deparou-se com a pandemia da covid-19, o que torna ainda mais urgente o debate aprofundado sobre tecnologias na Educação. Para que o país esteja preparado para lidar tanto com emergências quanto com o cotidiano das tecnologias na Educação, é urgente que esse debate culmine em uma estratégia nacional que proporcione uma tecnologia educacional ampla, participativa, democrática e com base em conhecimento científico.
Sobre o D³e:
O D³e é um grupo que acredita que o conhecimento técnico-científico é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes na educação brasileira.
Para tanto, busca aproximar o conhecimento técnico e científico dos poderes Executivo e Legislativo, interpretando evidências de acordo com as necessidades desses atores e incluindo diferentes pontos de vista no processo democrático de debate sobre políticas públicas.
Boa leitura!
Equipe D³e