Pesquisadores internacionais apresentam como é o planejamento de metas educacionais em seu países

Em 2024, o Brasil irá concluir mais um ciclo do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 e debater o novo período, de 2024-2034. O PNE vigente determina as diretrizes, metas e estratégias para a política educacional e orienta estados e municípios a estruturar seus planos específicos, por meio dos Planos Subnacionais de Educação, e como atingir as metas considerando o contexto e as necessidades locais. 

Convocada em regime extraordinário pela Presidência da República e organizada pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), a Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024 terá como tema central o Plano Nacional de Educação 2024-2034 e acontecerá entre 28 e 30 de janeiro de 2024.  

Com o objetivo de contribuir para esse importante debate, o Todos Pela Educação e o D³e – Dados para um Debate Democrático na Educação realizaram no dia 8 de dezembro o webinário Planejamento de sistema educacional a longo prazo: experiências internacionais e diálogos com o Brasil’ com a presença de cinco pesquisadores internacionais e uma pesquisadora brasileira que apresentaram como seus países planejam, monitoram e avaliam os sistemas educacionais. 

A mediação do debate foi feita pelo professor doutor Luiz Souza, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e especialista em planejamento educacional, que irá sistematizar o conteúdo apresentado em uma Nota Técnica, que será divulgada em janeiro de 2024.  O evento foi on-line, aberto ao público e transmitido no canal do Todos Pela Educação no YouTube.

 

Confira quem foram os debatedores: 

Mediador: professor Luiz Souza (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio)

Palestrantes

Brasil: Professora doutora Adriana Bauer, da Universidade de São Paulo (USP).

Argentina: Professora doutora Barbara Isabel Correa, da Universidad Nacional de Entre Rios e Ministério da Educação. 

México: Professor doutor Eduardo Backhoff Escudero, da Universidad Nacional Autonoma de México. 

Moçambique: Professor doutor Arlindo Cornélio Ntunduatha, da Universidade Rovuma

Portugal: Professor Doutor Joaquim Luis Alcoforado, da Universidade de Coimbra.

Uruguai: Professora doutora Verònica Filardo, da Universidad de La Republica.

 

Assista traduzido abaixo:

Assista no idioma original aqui