
Este relatório é fruto de uma parceria do D³e com o Instituto Unibanco. O documento apresenta evidências e propostas para o debate nacional sobre o desenvolvimento profissional de gestores escolares. São analisadas as experiências da África do Sul e do Canadá (Ontário) e sistematizadas informações que podem contribuir para a formação de diretores de escolas no Brasil.
O lançamento do relatório acontece em junho de 2021, pouco depois da aprovação pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) da Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, que prevê a relação entre as competências e as políticas de formação inicial e continuada.
Levando esse documento em consideração e a premissa de que os diretores têm papel central na garantia de uma educação de qualidade para todos os alunos, o relatório aborda aspectos fundamentais a serem considerados nas políticas de desenvolvimento, com ênfase na política educacional, no desenho do curso de formação e na sua implementação.
Sobre o D³e:
O D³e é um grupo que acredita que o conhecimento técnico-científico é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes na educação brasileira.
Para tanto, busca aproximar o conhecimento técnico e científico dos poderes Executivo e Legislativo, interpretando evidências de acordo com as necessidades desses atores e incluindo diferentes pontos de vista no processo democrático de debate sobre políticas públicas.
Boa leitura!
Equipe D³e