Em maio, estivemos presentes no Seminário de Elaboração de Subsídios para o Plano Nacional de Juventude, na UNIRIO, e em encontro do Programa Nacional de Agentes Territoriais de Promoção da Igualdade Racial, na UFRB
Visando contribuir para qualificar as políticas públicas de juventude, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e a Secretaria Nacional de Juventude realizaram, em maio, o Seminário de Elaboração de Subsídios para o Plano Nacional de Juventude, que reuniu representantes de instituições governamentais, universidades e organizações da sociedade civil.
Durante dois dias e organizados em grupos, os participantes debateram pautas e prioridades para a atualização do Plano com base nos eixos do Estatuto da Juventude. A diretora de Conhecimento Aplicado do D³e, Olivia Silveira, esteve presente no seminário e participou dos Grupos de Trabalho de Comunicação e de Saúde, nos quais foram encaminhadas propostas para esses dois temas a serem incorporadas no Plano.
Também em maio, Olivia Silveira participou de encontro para a construção de ação vinculada ao Programa Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que contou com a presença de representantes do Ministério da Igualdade Racial (MIR) e do Observatório da Inclusão e Diversidade na Educação Brasileira da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Diversifica/UFRB).
O evento, realizado na sede do Conselho Estadual de Educação da Bahia, reuniu lideranças antirracistas para a estruturação, de forma colaborativa, do Programa Nacional de Agentes Territoriais de Promoção da Igualdade Racial. A iniciativa tem como objetivo instituir a figura do Agente Territorial de Promoção da Igualdade Racial para atuar nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Tocantins na realização de um amplo mapeamento do território.
Após a apresentação do programa feita pelo professor Paulo Gabriel Nacif, coordenador do Diversifica/UFRB, os participantes se dividiram em grupos temáticos para escuta e coleta de contribuições acerca do documento proposto, que foram compartilhadas em uma plenária. “Eventos de grande importância na reconstrução da democracia em nosso país. A Juventude e a luta antirracista devem ser pautas prioritárias para a formulação e implementação de políticas públicas nacionais e locais”, destaca Olivia.