
No último ano, o D³e colaborou com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo em uma importante iniciativa voltada à promoção do uso de evidências na formulação de políticas públicas educacionais. Em parceria com equipes do órgão central da SME e servidores das Diretorias Regionais de Educação (DREs), contribuímos para a construção de espaços de formação e diálogo voltados à qualificação das decisões educacionais baseadas em evidências científicas.
Essa atuação conjunta se materializou em diversas frentes ao longo de 2024, incluindo a realização de um seminário no Centro de Formação de Professores (CEFORP), em setembro, reunindo profissionais de diferentes instâncias da Rede Municipal de Ensino. Como parte desse processo, o D³e apoiou a condução de oficinas temáticas e produziu novos materiais com base nas demandas identificadas pela SME.
Entre as ações realizadas, destacamos a sistematização de evidências em torno de dois temas estratégicos para a política educacional paulistana: a Formação Continuada de Professores e a Relação Escola-Família. Também contribuímos com a mediação de discussões sobre Tecnologias para a Aprendizagem, Permanência e Equidade, e o volume de trabalho dos docentes, ancoradas em evidências de pesquisas anteriores realizadas pelo D³e.
O projeto foi estruturado em etapas que envolveram o mapeamento de desafios estratégicos da SME, a realização de oficinas com equipes técnicas, a produção de sínteses de evidências e o planejamento colaborativo de ações.
Formação Continuada de Professores
Com o objetivo de subsidiar a construção de políticas mais eficazes de formação docente, o D³e produziu a síntese de evidências Um debate em construção: em busca de evidências para a melhoria da formação continuada de professores, de autoria dos pesquisadores Gabriela Miranda Moriconi e Rodnei Pereira, da Fundação Carlos Chagas.
O estudo apresenta recomendações baseadas em estudos nacionais e internacionais, entre as quais destacamos a importância da jornada de trabalho docente garantir tempo adequado para formação; elaborar programas de formação com base em aprendizado ativo; planejar a formação com foco nas necessidades dos professores e nas demandas de aprendizagem dos estudantes; qualificar e acompanhar os formadores para conectá-los à realidade escolar; e avaliar continuamente os docentes com foco nos impactos sobre a aprendizagem dos estudantes.
Relação Escola-Família
Mais uma vez em resposta à demanda da SME, o D³e coordenou a síntese de evidências A relação escola e família: da comunicação para a conversação, elaborado por Maria Virgínia Machado Dazzani e Waldomiro José Silva Filho, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A pesquisa propõe diretrizes para o fortalecimento dos laços entre escolas e famílias, com ênfase em práticas de escuta, colaboração e construção conjunta de soluções.
Entre as recomendações do estudo, destacam-se a necessidade de criar espaços de diálogo para abordar temas delicados, como desigualdade, racismo e saúde mental; promover debates que superem a polarização política, valorizando a diversidade de opiniões; agendar encontros regulares entre a família e a escola, além de fortalecer as associações escolares; desenvolver projetos colaborativos entre a escola e a comunidade, respeitando as características de cada região; e aprimorar os canais digitais de comunicação, com moderação cuidadosa para promover o diálogo produtivo.
Por meio dessa parceria, o D³e reafirma seu compromisso em fortalecer uma cultura de decisão educacional orientada por evidências, sempre em diálogo com os profissionais da educação pública e com foco na promoção da equidade e da qualidade do ensino.