
O D³e marcou presença no evento “Emergência Climática e Educação – como preparar os sistemas educacionais para eventos climáticos extremos e qual a contribuição da educação para o enfrentamento da crise”, realizado dia 12 de março na sede do Todos Pela Educação, na cidade de São Paulo, e que reuniu gestores públicos, acadêmicos, lideranças e organizações do terceiro setor.
A professora Sofia Lerche Vieira falou sobre o desenvolvimento e os resultados da nota técnica “O impacto das mudanças climáticas na educação”, de sua autoria e resultado de uma parceria entre D³e, Instituto Terra Firme e Todos Pela Educação. O documento busca evidenciar os impactos das mudanças climáticas na educação e contribuir para o debate sobre a formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de sistemas de ensino resilientes no Brasil.

Olivia Silveira fez uma fala na qual destacou a importância e a urgência de se discutir os impactos das variações climáticas na educação, especialmente em relação à aprendizagem e à permanência dos estudantes. “O D³e tem se dedicado a esse tema e a elaboração deste estudo faz parte de um projeto mais amplo que já incluiu a tradução de quatro relatórios internacionais recentes e a realização de um encontro com especialistas em educação e clima. Nosso objetivo é aprofundar cada vez mais essa discussão por meio da produção e disseminação de novos estudos e iniciativas.”, informou.
O evento contou ainda com a fala de outros especialistas renomados, como Sergio Venegas Marin, economista do Banco Mundial e autor de um dos estudos analisados pela nota técnica, e Maria Soledad Bos, assessora do Setor Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O encontro foi uma prévia do debate sobre o tema que será realizado nesta semana dentro da programação do “Encontro Anual Educação Já 2025”, organizado pelo Todos Pela Educação. “Foi um diálogo frutífero e propositivo com foco na construção de soluções efetivas para os desafios impostos pela emergência climática no âmbito educacional”, afirma Olivia.

Caminhos a percorrer
De acordo a Nota Técnica, de autoria de Sofia Lerche Vieira, professora emérita da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e bolsista de Produtividade Sênior do CNPq, os estudos internacionais analisados convergem ao destacar que as mudanças climáticas já estão impactando diretamente a educação, afetando o acesso, a permanência e a aprendizagem dos estudantes. Eles apontam que é possível preparar os sistemas educacionais para enfrentar esses desafios e mitigar seus efeitos e que as escolas podem impulsionar ações que contribuam para a reversão deste cenário.
A adaptação das políticas educacionais, a infraestrutura escolar resiliente e a incorporação da educação climática nos currículos são algumas das medidas essenciais para fortalecer a resposta do setor apontadas pelo documento. Além disso, as escolas têm um papel central nesse processo, podendo impulsionar ações que possam contribuir ativamente para minimizar os impactos dos efeitos das mudanças climáticas.