D³e participa de audiência pública que debateu regras para seleção de diretores escolares

Antônio Bara Bresolin, diretor executivo do D³e, foi um dos convidados a falar sobre o tema

Em novembro de 2023 o D³e foi convidado a participar de audiência pública sobre seleção e formação de diretores das escolas públicas promovida pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.  O debate foi proposto pelo deputado Idilvan Alencar (PDT-CE) a partir das evidências trazidas pelo relatório de política educacional lançado pelo D³e em 2023.

O estudo apresenta uma análise sobre como ocorre a seleção e a formação dos diretores nos estados e nas capitais brasileiras. O resultado é um retrato detalhado do cenário de 2022 desses dois processos. Entender como tais processos estão estruturados na atualidade é relevante, pois permite a indicação de caminhos para aprimorar as políticas públicas e a observação de tendências na formação e seleção de diretores ao longo do tempo.

Entre os destaques, o material aponta que a indicação política ainda é adotada em quase metade (48%) das redes estaduais brasileiras e na maioria dos estados e capitais que possuem indicação como única modalidade de seleção, não há a exigência de curso de gestão como pré-requisito nem como parte do processo seletivo.

Além do D³e participaram da audiência Lara Simielli, professora da Fundação Getúlio Vargas e uma das autoras do estudo; e outros especialistas no tema.  

Assista aqui: https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/70880

Imagem: Renato Araujo/Câmara dos Deputados