D³e lança relatório sobre o impacto da Covid-19 no financiamento da educação no Brasil
Nesta terça (24), o D³e disponibiliza seu mais novo Relatório de Política Educacional. Intitulado “Covid-19 e Financiamento da Educação no Brasil: Impactos da Pandemia Sobre o Orçamento Educacional”, o texto busca descrever possíveis efeitos da crise sanitária na atividade econômica brasileira e suas consequências na educação pública. Isto é, simula-se diferentes cenários macroeconômicos para expandir a compreensão sobre o que o país enfrentará no campo das finanças da educação no contexto do pós-pandemia.
Elaborado pelos pesquisadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) Gregory Elacqua, Luana Marotta e Sammara Soares, com projeções dos economistas José Roberto Afonso e Kleber Castro, este relatório acrescenta rigor metodológico às projeções de cenários atualmente em discussão no campo educacional. As simulações preveem queda de 14,9% em 2020 e 19,7% em 2021 nos cenários mais pessimistas. Já nos cenários mais otimistas analisados, estima-se uma queda de 10,8% em 2020 e, havendo vacina disponível no início de 2021, um aumento de 4,3% nas despesas educacionais em 2021 em relação a 2020.
Apesar das incertezas inerentes ao contexto da pandemia, este relatório é um importante insumo para o debate e o desenho de políticas educacionais, ao traçar de maneira robusta expectativas de cenários com as informações disponíveis hoje.
Sobre o D³e:
O D³e é um grupo que acredita que o conhecimento técnico/científico é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes na educação brasileira.
Para tanto, busca aproximar o conhecimento técnico e científico dos poderes Executivo e Legislativo, interpretando evidências de acordo com as necessidades desses atores e incluindo diferentes pontos de vista no processo democrático de debate sobre políticas públicas.
Boa leitura!
Equipe D³e
Clique aqui para fazer o download