D³e fala sobre os desafios do novo PNE em reunião do Conselho Nacional de Educação 

Promovida pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, o encontro reuniu organizações e especialistas do ecossistema da Educação de todo o Brasil

O D³e participou em junho da Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Educação (CNE), realizada em Belo Horizonte (MG) pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, que reuniu autoridades e especialistas para discutir os avanços e desafios da educação no Brasil. O evento teve início com uma cerimônia de abertura no dia 10, seguida por mesas temáticas nos dias 11, 12 e 13, que debateram assuntos atuais da educação, como a regulação e expansão da Educação Superior, Plano Nacional de Educação, transição da Educação Básica para a Superior, Educação Híbrida, desafios da Educação Profissional e Tecnológica e a Política Nacional do Ensino Médio.

O diretor executivo do D³e, Antonio Bara Bresolin, participou da mesa “Plano Nacional de Educação na perspectiva das políticas estratégicas da educação nacional”, o lado de representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), CEE-MG, Fórum Nacional de Educação, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação e Ministério da Educação (MEC). Antonio apresentou resultados e recomendações presentes na nota técnica ‘Planejamento de sistema educacional a longo prazo: experiências internacionais e diálogos com o Brasil’, que sistematizou as informações referentes ao planejamento e monitoramento  do sistema educacional de seis países: Argentina, Brasil, México, Moçambique, Portugal e Uruguai. “Entre as recomendações trazidas pelo material destaco a necessidade de estruturarmos um Plano de Estado que sobreviva às oscilações políticas e que seja articulado com o Sistema Nacional de Educação, a priorização da promoção de equidade, a implementação de um sistema de coleta e monitoramento de dados que assegure que todas ass prioridades sejam mensuradas e acompanhadas, e a garantia da participação qualificada dos educadores na formulação do PNE”, afirmou. Antonio Bresolin também apresentou alguns pontos levantados em uma análise feita pelo D³e do documento final da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024.

O encontro em Belo Horizonte faz parte das reuniões itinerantes do CNE, iniciativa que tem como objetivo aproximar as atividades do órgão, sediado em Brasília, das diferentes regiões do país, intensificando o diálogo com entidades e profissionais envolvidos com a educação brasileira. Estiveram presentes autoridades e especialistas renomados do cenário educacional brasileiro, incluindo Conselheiros do CNE, membros MEC e do Inep, além de representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), União Nacional de Estudantes (UNE), Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, Microsoft, entre outros.

O CNE é um órgão colegiado vinculado ao Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Sua principal função é assessorar o MEC na formulação e implementação de políticas educacionais, com o objetivo de garantir a qualidade e a equidade da educação no país. O CNE é responsável por estabelecer diretrizes e normas para a educação em todos os níveis, desde a educação infantil até o ensino superior. O D³e está elaborando um relatório, com previsão de lançamento para agosto, com a sistematização de todas as discussões realizadas ao longo dos quatro dias de evento.

Assista à mesa

Assista a todas as mesas aqui