D³e realiza encontro com especialistas sobre educação e mudanças climáticas

As mudanças climáticas vêm impactando cada vez mais o cotidiano das pessoas, por isso, o D³e desenvolve neste momento, em parceria com o Todos pela Educação e o Instituto Terra Firme, um estudo para analisar como esses fenômenos estão impactando a educação, a fim de avançar na discussão sobre a adaptação de políticas educacionais brasileiras frente aos desafios urgentes das mudanças climáticas. 

Ontem, especialistas de diversas áreas se reuniram para debater e propor recomendações sobre como integrar efetivamente o tema das mudanças climáticas nos debates educacionais e nas políticas públicas. O encontro, intitulado Educação e Mudanças Climáticas, foi organizado pelo D³e, Todos Pela Educação e Instituto Terra Firme.

Com o objetivo de fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas mais eficazes e para a criação de materiais de apoio para professores, o encontro reuniu nomes de destaque como Luiz Marcelo de Carvalho (Professor da UNESP de Rio Claro), Artur Bruno (Assessor Especial para Assuntos Municipais do Governo do Ceará), Edson Grandisoli (Diretor de Educação da Escolas pelo Clima), Américo Sampaio (Gerente no Instituto Clima e Sociedade), Ellen Laís (Gerente de Meio Ambiente na Prefeitura Municipal de Pojuca/BA), Renata Moraes (Gerente na Coalizão Brasileira pela Educação Climática). Os participantes compartilharam suas experiências e visões sobre a importância de incluir as mudanças climáticas no currículo escolar e de envolver a comunidade nesse debate crucial.

A fala de abertura foi feita por Thiago Camargo, que abordou o “novo normal” ambiental, seguido por Carol Oliveira (Instituto Terra Firme) e Gabriel Corrêa (Todos Pela Educação), que destacaram a importância de inserir as mudanças climáticas na pauta da educação. Sofia Lerche Vieira, autora da nota técnica em desenvolvimento, apresentou estudos da UNESCO e do Banco Mundial, focando nos impactos das mudanças climáticas nos sistemas de ensino.

As recomendações dos especialistas presentes no evento serão consideradas pela autora na nota técnica que sistematizará tais apontamentos realizados no encontro e a literatura apresentada. O encontro reafirmou a necessidade urgente de ações coordenadas e de um diálogo contínuo entre especialistas, educadores e a comunidade para enfrentar os desafios climáticos na educação.