D³e comparece ao evento “Educação Já 2025”, promovido pelo Todos Pela Educação

O D³e compareceu ao evento “Educação Já 2025”, promovido pelo Todos Pela Educação, que reuniu especialistas, autoridades e membros da sociedade civil para discutir os avanços e desafios das políticas educacionais no Brasil. Durante os painéis, foram debatidos temas essenciais para a construção de um ensino mais inclusivo, inovador e alinhado às necessidades do século XXI.

Um dos destsques do evento foi a relação entre educação e crise climática. Este painel se beneficiou diretamente das evidências e recomendações destacadas pela nota técnica “O impacto das mudanças climáticas na educação”, realizada recentemente pelo D³e, Todos Pela Educação e Instituto Terra Firme. O painel chamou atenção para a urgência de incorporar a educação climática nos currículos escolares, preparando as futuras gerações para enfrentar os desafios ambientais. A discussão apontou a necessidade de formação de professores, criação de materiais didáticos adequados e a inclusão do tema em diferentes disciplinas.

A equidade na educação também foi pauta central, com foco na Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq). Foram discutidas estratégias para combater o racismo estrutural, garantir formação adequada para professores e valorizar a história e cultura afro-brasileira e quilombola nos currículos escolares. Todas essas recomendações também fazem parte da síntese de evidências “Educação antirracista e o que a experiência brasileira nos ensina”.

O “Educação Já 2025” reforçou a necessidade de diálogo e colaboração entre diferentes setores para garantir uma educação de qualidade, inclusiva e inovadora no Brasil. O compromisso com a implementação de políticas eficazes e sustentáveis é essencial para transformar a educação e promover um futuro mais justo e equitativo para todos.