Implementação de reformas no ensino médio: experiências internacionais e aprendizados para o Brasil

Este Relatório de Política Educacional é fruto da parceria entre Dados para um Debate Democrático na Educação (D³e), Instituto Natura e Instituto Unibanco

O estudo é lançado no momento em que as redes estaduais implementam as mudanças no ensino médio em suas escolas. Logo, o relatório busca contribuir para uma melhor compreensão dos desafios inerentes à mudança para um modelo flexível em que o estudante faz escolhas entre diferentes opções curriculares. 

Apesar de anunciado como um “novo” ensino médio, a reformulação não é recente. As mudanças fazem parte de uma demanda estudantil pela modernização da educação, além de serem uma resposta governamental aos baixos índices de evolução na aprendizagem e aos altos índices de evasão escolar ao final da educação básica.

Os autores partem das experiências de três territórios que vivenciam transformações semelhantes nessa etapa de ensino (Chile, Portugal e província de Ontário, no Canadá), para apresentar aprendizados e recomendações relevantes ao contexto brasileiro. Entretanto, reforçam: não há um modelo pronto para ser seguido. 

As experiências internacionais analisadas indicam que o sucesso da implementação no Brasil depende da existência de um sistema estruturado de apoio para a transição do “velho” para o “novo” ensino médio. As condições para essa mudança não estão plenamente instaladas. Escolas, gestores escolares e professores precisam ser preparados e apoiados, ao longo dos anos, para viabilizar os princípios das alterações pelas quais o ensino médio passará: a flexibilidade e o protagonismo juvenil. 

O relatório foi elaborado pelos pesquisadores Felipe Michel Braga, Ana Amélia Laborne, Alexandre Marini, Liliane Souza e Silva e Vanda Duarte.

Relatório de Política Educacional

Resumo do Relatório

Evidências em Mãos (One-page)

Relatório de Revisão Bibliográfica (Apêndice)