Encontro discute ações de incidência a partir dos resultados de relatório sobre volume de trabalho Em maio, o D³e realizou o encontro ‘Café com Evidências: Volume de Trabalho Docente’ no qual reuniu representantes de diferentes organizações da sociedade civil com o propósito de, a partir de olhares diversos, construir caminhos para pautar e potencializar o tema na agenda pública. A ação faz parte do trabalho de incidência realizado pelo D³e...
Dia do Professor: condições de trabalho dos docentes se refletem na aprendizagem A centralidade do professor para a qualidade da educação brasileira é inquestionável. O Brasil tem avançado ao reconhecer a importância dos docentes e propor políticas estruturantes em relação à sua formação inicial e continuada. Embora igualmente relevantes para uma atuação de qualidade, as condições de trabalho dos professores ainda não recebem atenção semelhante no debate...
Relatório apresenta recomendações para repensar o volume de trabalho docente nos anos finais do Ensino Fundamental Beatriz Vichessi Marília é professora de Inglês em escolas públicas no Brasil. Dá aulas em duas escolas: uma da rede estadual e outra da rede municipal da localidade onde mora. Atualmente, leciona para 12 turmas do 8o. ano do Ensino Fundamental ao 3o. ano do Ensino Médio, em classes com 30 estudantes, em média....