Gestão escolar em tempos de crise: o que a pandemia pode nos ensinar para o futuro?

Este Relatório de Política Educacional é fruto de uma parceria entre Dados para um Debate Democrático na Educação (D³e) e o Itaú Social e é assinado por Lara Simielli, Maria Teresa Gonzaga Alves, Valéria Cristina Oliveira, Flavia Pereira Xavier e Gabriela Lotta. A pesquisa buscou identificar estratégias e desafios comuns aos diretores escolares em dez municípios brasileiros que tiveram boas estratégias de ensino durante a pandemia, e apresentar evidências e recomendações sobre questões relacionadas à gestão escolar.  

O estudo faz parte de um conjunto de evidências reunidas pelo D³e com a proposta de sistematizar as principais aprendizagens decorrentes do período mais crítico da pandemia no setor educacional brasileiro. Parte dos seus resultados foram antecipados em dezembro de 2022 para subsidiar a equipe do novo governo federal nos cem primeiros dias de gestão.

Entre as recomendações sugeridas para o governo federal estão a definição das competências de cada ente – municípios, estados e federação – e das responsabilidades da gestão escolar. Sugere ainda o desenvolvimento de um marco regulatório sobre o tema da gestão e o estabelecimento de um tempo mínimo de permanência no cargo de direção. O Relatório completo também apresenta recomendações para secretarias estaduais e municipais, e para gestores escolares.

O relatório buscou jogar luz sobre o período da pandemia para que se possa aprender com a crise tomando as melhores medidas para a recuperação das aprendizagens dos estudantes e preparando o sistema para ser mais resiliente em possíveis futuras crises.

Relatório de Política Educacional

Resumo do Relatório

Evidências em Mãos (One-page)