Atuação docente em múltiplas escolas no Brasil Atuação docente em múltiplas escolas no Brasil Um estudo inédito apresenta evidências sobre o perfil de professores que trabalham em múltiplas escolas no Brasil. Com base nos dados do Censo Escolar 2023, a pesquisa revela que aproximadamente 450 mil docentes atuam em duas ou mais instituições de ensino, o que pode impactar diretamente a qualidade...
Educação integral em tempo integral: caminhos e desafios Educação integral em tempo integral: caminhos e desafios Esta nota técnica é assinada por Luciana Alaíde Alves Santana, Everson Meireles e Paulo Gabriel Soledade Nacif, docentes e pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O material traça um breve histórico das experiências de implantação da educação integral no Brasil, programas e leis referentes,...
Planejamento de sistema educacional a longo prazo Planejamento de sistema educacional a longo prazo Experiências internacionais e diálogos com o Brasil Esta Nota Técnica é assinada por Luiz Carlos de Souza, pesquisador e docente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e apresenta a sistematização do conteúdo do webinário ‘Planejamento de sistema educacional a longo prazo: experiências internacionais e diálogos...
Educação profissional no Brasil contemporâneo: ampliação do acesso e valorização Educação profissional no Brasil contemporâneo: ampliação do acesso e valorização Esta Nota Técnica foi elaborada pelas(os) pesquisadoras(es) Fernanda Aparecida Yamamoto, Francisco Aparecido Cordão, Rosemary Soffner, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), e Bahij Amin Aur, da Academia Paulista de Educação. O estudo destaca, por meio de evidências disponíveis, que a...
O impacto da violência armada no direito à educação O impacto da violência armada no direito à educação Esta Nota Técnica é fruto da parceria entre o D³e – Dados para um Debate Democrático na Educação e a Fundação José Luiz Egydio Setúbal, e foi elaborada pelas pesquisadoras Shyrlei Rosendo dos Santos, Juliana de Souza Barbosa e Mônica D. Peregrino Ferreira, da Universidade...
Impactos da pandemia na educação brasileira Impactos da pandemia na educação brasileira Esta Nota Técnica é fruto da parceria entre Dados para um Debate Democrático na Educação (D³e) e Fundação Lemann, e foi elaborada pelos pesquisadores Mariane Koslinski e Tiago Bartholo, do Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A partir de uma...
O homeschooling é uma proposta adequada para a educação brasileira? O homeschooling é uma proposta adequada para a educação brasileira? Esta Nota Técnica é uma realização da associação Dados para um Debate Democrático na Educação (D³e), fruto da demanda de senadores federais por evidências educacionais sobre o tema. O documento foi elaborado pelos pesquisadores Romualdo Portela e Luciane Muniz R. Barbosa. A partir de uma...