Impactos da pandemia na educação brasileira

Esta Nota Técnica é fruto da parceria entre Dados para um Debate Democrático na Educação (D³e) e Fundação Lemann, e foi elaborada pelos pesquisadores Mariane Koslinski e Tiago Bartholo, do Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A partir de uma revisão da literatura internacional e nacional sobre educação domiciliar, o documento destaca as principais controvérsias e evidências em torno do tema em forma de perguntas e respostas objetivas.

Com base na revisão da literatura atualizada, nacional e internacional, o documento aponta que houve significativa perda de aprendizado durante a pandemia, que as desigualdades de aprendizado existentes antes da pandemia foram acentuadas, com aumento do abandono escolar e impacto no bem-estar e na saúde mental dos estudantes e profissionais. 

As análises sugerem um efeito médio equivalente à perda de quatro meses de aprendizagem de crianças que frequentavam o último ano de pré-escolas privadas ou públicas na cidade do Rio de Janeiro (com 5 anos).

Com base em evidências, a Nota Técnica apresenta seis recomendações para gestores públicos, com base nos diagnósticos e programas analisados, para mitigar os efeitos da pandemia já vivenciados no contexto brasileiro e internacional. 

Nota Técnica

Evidências em Mãos (One-page)

Nota TécnicaO documento visa trazer um posicionamento sobre um determinado tema, com vistas a influenciar o debate sobre uma política educacional específica. Ela pode trazer evidências concretas e dados publicados no Brasil e no mundo que embasem um posicionamento acerca de um tema, trazendo suas conclusões de forma clara e sucinta, de modo a ser facilmente compreendida pelos tomadores de decisão. Para organizá-la, convidamos pesquisadores de referência na área para realizarem o levantamento e a sistematização dessas informações. A Nota Técnica não pretende esgotar a literatura nem conter uma análise exaustiva ou definitiva. Ao contrário, seu intuito é oferecer um material robusto para auxiliar os gestores na reflexão e tomada de decisões e fomentar o debate baseado em evidências, que pode e deve ser complementado por outras perspectivas.