Novo estudo aponta caminhos para romper com dinâmicas excludentes na educação das novas gerações Assinada pelo professor Valter R. Silvério, a Nota Técnica sinaliza que a proposta no Novo Ensino Médio estimula a continuidade de hierarquias baseadas na cor das pessoas A proposta do Novo Ensino Médio corrobora para uma visão construída historicamente do Brasil como uma nação homogênea, na qual a diversidade foi sistematicamente excluída e apagada em...
Conjunto de evidências do D³e revela impactos da pandemia na educação nacional Estudos comprovam perda de aprendizagem, aumento do abandono escolar e resistência ao ensino remoto Com a proposta de sistematizar as principais aprendizagens decorrentes do período mais crítico da pandemia no setor educacional brasileiro, o Dados para um Debate Democrático na Educação (D³e) reuniu um conjunto de evidências sobre o tema. O objetivo é estimular as...
Estudos apontam que o homeschooling não é uma modalidade adequada para o Brasil Nota Técnica reúne evidências acadêmicas para subsidiar o Senado Federal nos debates e decisões sobre a proposta de regulamentação da educação domiciliar A educação domiciliar não é uma modalidade adequada para o Brasil neste momento. É o que conclui a nota técnica “O homeschooling é uma proposta adequada para a educação brasileira?”, um levantamento da...