Volume de trabalho dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental

Este relatório é fruto de uma parceria do D³e com a Fundação Carlos Chagas (FCC). Levando em conta que as condições de trabalho dos professores refletem nas condições de aprendizagem dos estudantes, o documento apresenta evidências e propostas para o debate nacional sobre questões relacionadas ao volume de trabalho dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental.

O propósito do relatório é contribuir para que as condições de trabalho docente sejam consideradas um tema crítico, a ser incluído na agenda de políticas educacionais das redes de ensino do Brasil. Para tal, são apresentados dados e analisados os cenários nos Estados Unidos, na França, no Japão e no Brasil. Compreender a situação em outros países permite ampliar a reflexão sobre o nosso sistema educacional.

A forma de contratação e as atribuições dos professores são os principais aspectos que condicionam o seu volume de trabalho. Nos Estados Unidos, na França e no Japão se contratam prioritariamente professores em tempo integral para que eles atuem numa única escola, assumindo também outras responsabilidades junto à comunidade escolar. Já no Brasil, os professores são contratados majoritariamente em tempo parcial para uma ou mais escolas, além de não ser usual assumirem responsabilidades extra-aula. 

A configuração dos contratos de trabalho no Brasil delega ao docente a decisão sobre a sua jornada total, resultando em um sistema diverso. O relatório aborda aspectos fundamentais a serem considerados a fim de limitar o volume do trabalho docente e melhorar a gestão de pessoas, das redes e das escolas e também a fim de reduzir o número de turmas por professor.

O relatório foi elaborado pelos pesquisadores Gabriela Miranda Moriconi, Nelson Antonio Simão Gimenes e Luciana França Leme.

Aqui você tem acesso à síntese do Relatório.

E o Relatório completo você acessa neste link.

Boa leitura!