Um debate em construção: em busca de evidências para a melhoria da formação continuada de professores
Este estudo apresenta evidências sobre a importância da formação continuada de professores para a melhoria da qualidade do ensino, destacando que seu impacto vai além da prática docente individual. Com base em pesquisas nacionais e internacionais, a síntese de evidências aponta que a formação continuada eficaz está associada ao aprimoramento das práticas pedagógicas e ao melhor desempenho dos alunos. O material fez parte de um projeto realizado para a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo com o objetivo de apoiar as equipes da secretaria no uso de evidências científicas para a elaboração de estratégias educacionais. Esta síntese de evidências tem autoria de Gabriela Miranda Moriconi e Rodnei Pereira, pesquisadores da Fundação Carlos Chagas.
Lançado em um contexto de desafios na educação brasileira, o estudo contribui para o debate sobre a necessidade de políticas que garantam formação continuada de qualidade. Embora a formação docente seja amplamente reconhecida como essencial, ainda há pouca sistematização na avaliação de seus impactos. O estudo reforça a importância de estruturar iniciativas formativas que realmente apoiem o desenvolvimento profissional dos professores e estejam alinhadas às necessidades das redes de ensino.
A pesquisa propõe como caminhos para essa transformação a adoção de estratégias baseadas em evidências, como formações que valorizem o conhecimento pedagógico do conteúdo, promovam a aprendizagem ativa, incentivem a colaboração entre professores e ofereçam apoio especializado. Além disso, recomenda-se que as formações sejam contínuas, coerentes com as políticas educacionais e incluam processos de avaliação para medir sua efetividade. Um modelo de destaque é a estrutura de cinco níveis de avaliação inspirada em Thomas Guskey, que permite monitorar desde a reação dos professores até os impactos na aprendizagem dos alunos.
A formação continuada de professores é um tema fundamental na agenda de políticas educacionais no Brasil. Compreender sua relevância e aprimorar suas práticas é essencial para fortalecer a qualidade do ensino no Brasil. O estudo reforça que investir em formação docente não apenas melhora o trabalho pedagógico, mas também contribui para um sistema educacional mais equitativo e eficiente.