Reimaginar e reconstruir: volta às aulas com a equidade no centro

Esta Tradução de Evidências é fruto da parceria entre Dados para um Debate Democrático na Educação (D³e) e Itaú Social. O texto original, Reimagine and Rebuild: restarting school with equality at the center, foi publicado em abril de 2021, pelo Policy Analysis for California Education (PACE). 

O documento parte do princípio de que, mesmo antes do fechamento das escolas,  o sistema educacional americano já não atendia plenamente às necessidades dos estudantes. A pandemia mudou para sempre nossa compreensão de como as escolas podem e devem operar, e o direcionamento de recursos financeiros adicionais abriu as portas para novas possibilidades. À medida que nos recuperamos dessa emergência de educação e saúde pública, devemos construir um sistema de ensino que coloque a equidade no centro, para que todos os estudantes — sobretudo os mais afetados pela pandemia, pelo racismo sistêmico e por outras injustiças — tenham o apoio e as oportunidades de que precisam para atingir seu potencial. 

As recomendações apresentadas provêm das evidências que surgiram, conjuntamente, de grupos focais com educadores, pais e estudantes; de pesquisas e sondagens com partes interessadas; de uma revisão profunda da literatura e de pesquisas originais a respeito do impacto do coronavírus nas escolas e nos estudantes. 

Ainda que proveniente de um contexto diferente do brasileiro, acreditamos que o  documento é uma referência importante a ser considerada no debate educacional nacional e subnacional, com recomendações que podem servir de inspiração à reestruturação das escolas após o fechamento ocasionado pela pandemia. Foram traduzidos os trechos mais relevantes ao contexto brasileiro, com algumas adaptações para maior diálogo com a nossa realidade. Todas as informações aqui contidas devem ser relativizadas e adaptadas, conforme a pertinência e a necessidade de cada rede educacional.

Tradução de Evidências

Tradução de Evidências – O documento que traduz para o português pesquisas e documentos que trazem evidências concretas e dados sobre políticas educacionais publicados em outras línguas, como inglês, espanhol e francês. Ela visa compartilhar com um público ampliado o posicionamento sobre um determinado tema, com vistas a influenciar o debate sobre uma política educacional específica. Para organizá-la, traduzimos artigos acadêmicos ou documentos produzidos por organizações sociais internacionais que sejam qualificados, atualizados e relevantes, utilizem dados e evidências concretas e tragam conclusões de forma clara e sucinta, de modo a serem facilmente compreendidas pelos tomadores de decisão. Seu intuito é oferecer um material para auxiliar os gestores na reflexão e na tomada de decisões bem como fomentar o debate baseado em evidências, que pode e deve ser complementado por outras perspectivas.