Características da formação docente eficaz
Coluna de Antônio Gois no O Globo discute as características de uma formação continuada eficaz para professores, com base no relatório “Formação continuada de professores: evidências sobre a eficácia”, produzido pelo D³e. O autor destaca que o estudo assinado por Gabriela Moriconi e Rodnei Pereira se fundamenta em duas revisões sistemáticas de 2017: uma coordenada no Brasil pela própria autora da síntese de evidências e outra liderada por Linda Darling-Hammond nos Estados Unidos.
O relatório identifica oito características principais para formações eficazes: foco no conhecimento do conteúdo e pedagógico; aprendizagem ativa; uso de modelos de práticas; apoio à colaboração profissional; suporte especializado; continuidade; feedback e reflexão; e coerência.
Gois ressalta que formações bem-sucedidas vão além de palestras pontuais, promovendo estratégias de aprendizagem ativa e trocas entre pares. O texto defende a necessidade de políticas públicas que incorporem essas evidências para aprimorar a prática docente no Brasil.