Educação profissional no Brasil contemporâneo: ampliação do acesso e valorização Educação profissional no Brasil contemporâneo: ampliação do acesso e valorização Esta Nota Técnica foi elaborada pelas(os) pesquisadoras(es) Fernanda Aparecida Yamamoto, Francisco Aparecido Cordão, Rosemary Soffner, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), e Bahij Amin Aur, da Academia Paulista de Educação. O estudo destaca, por meio de evidências disponíveis, que a...
Incentivos financeiros a estudantes do ensino médio: o que sabemos sobre essa política? Incentivos financeiros a estudantes do ensino médio: o que sabemos sobre essa política? Esta Síntese de Evidências é fruto da parceria entre Dados para um Debate Democrático na Educação (D³e) e Todos Pela Educação, e foi elaborada pelos pesquisadores Cristine Pinto, Livia Haddad e Vladimir Ponczek. A alta taxa de evasão e de abandono no...
Implementação de reformas no ensino médio: experiências internacionais e aprendizados para o Brasil Implementação de reformas no ensino médio: experiências internacionais e aprendizados para o Brasil Este Relatório de Política Educacional é fruto da parceria entre Dados para um Debate Democrático na Educação (D³e), Instituto Natura e Instituto Unibanco. O estudo é lançado no momento em que as redes estaduais implementam as mudanças no ensino médio em suas...