Padrão de Qualidade Escola Verde
Esta Tradução de Evidências apresenta o relatório “Greening every learning environment: Green School Quality Standard”, publicado pela UNESCO em junho de 2024. O documento propõe um padrão de qualidade para a transformação sustentável de escolas e outros ambientes de aprendizagem, visando integrar princípios de sustentabilidade e ações climáticas nas instituições educacionais.
O relatório identifica quatro áreas centrais para a integração de práticas sustentáveis nas escolas: governança escolar, infraestrutura e operação, ensino e aprendizagem, e engajamento da comunidade. Essas diretrizes visam apoiar escolas e sistemas educacionais na criação de ambientes mais resilientes, inclusivos e comprometidos com a sustentabilidade.
O padrão Escola Verde estabelece uma linguagem comum para que todos os atores envolvidos possam, em conjunto, alcançar a meta global de tornar sustentáveis pelo menos 50% das escolas em todos os países até 2030. A proposta enfatiza a importância de políticas públicas que promovam a sustentabilidade nas escolas, incentivando práticas que vão desde a gestão eficiente de recursos até a inclusão de temas ambientais no currículo escolar.
Embora o estudo tenha uma perspectiva global, suas conclusões são particularmente relevantes para o Brasil, onde a integração de práticas sustentáveis nas escolas pode contribuir significativamente para a promoção de uma educação de qualidade e para o enfrentamento dos desafios ambientais. Compreender e aplicar os padrões propostos pela UNESCO pode auxiliar tomadores de decisão brasileiros a desenvolver políticas educacionais que promovam a sustentabilidade e a equidade no acesso à educação.
Esse estudo foi usado como referência para a produção da nota técnica O impacto das mudanças climáticas na educação: iniciando um debate, assinado por Sofia Lerche Vieira e desenvolvido pelo D³e em parceria com o Todos Pela Educação e o Instituto Terra Firme.