Mapeamento de estudos nacionais sobre desigualdades educacionais

Esta Nota Científica é uma parceria entre o D³e e o Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação, com apoio da Porticus, e foi elaborada pelas pesquisadoras Priscilla Tavares, professora da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EESP/FGV), e Lara Simielli, professora do Departamento de Gestão Pública na Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV). 

O estudo mapeou e analisou 117 pesquisas produzidas no Brasil nos últimos dez anos sobre desigualdades educacionais a partir de três categorias (insumos, processos e resultados) e cinco marcadores de desigualdades educacionais (gênero, raça, nível socioeconômico, localidade e deficiência). 

Um dos destaques foi a constatação de que o Brasil ainda carece de evidências capazes de  propor soluções para políticas públicas educacionais voltadas ao enfrentamento das desigualdades educacionais e de como o entendimento sobre essas desigualdades pode orientar o desenho de políticas de equidade.

A melhoria na qualidade da educação pública passa necessariamente pela promoção da equidade, ou seja, a educação de todas(os) as(os) estudantes deve ser considerada como de igual importância. E isso exige ações e políticas que removam os obstáculos para que cada um(a) alcance o seu potencial educacional. 

Ao mapear e analisar os principais estudos brasileiros sobre desigualdades educacionais, esta Nota Científica permitiu identificar quais são as áreas menos compreendidas e que necessitam de maior desenvolvimento de pesquisa para melhor orientar pesquisadores e gestores de redes e escolas na identificação e implementação de soluções para assegurar mais qualidade e equidade na educação pública brasileira. 

Nota Científica

Plataforma Estudos sobre desigualdades educacionais

NOTA CIENTÍFICA é um texto breve com uma comunicação original, inédita e de relevância para a comunidade científica e/ou para o aprimoramento do debate sobre políticas educacionais brasileiras. Ela contém um volume de informação insuficiente para constituir um artigo científico completo ou um Relatório de Política Educacional, mas gera conclusões inéditas em decorrência de um fato novo descoberto pelos autores.