D³e lança relatório sobre Experiências Internacionais de Financiamento da Educação

Na dia 8 de agosto de 2018 (quarta-feira), lançamos oficialmente o D³e – Dados para um Debate Democrático na Educação, um grupo de profissionais que acreditam que o conhecimento técnico-científico é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes na Educação brasileira. Uma das estratégias do D3e é a produção de relatórios voltados a apresentar experiências e evidências de estudos locais e internacionais ligadas a assuntos relevantes à Educação brasileira.

Como pontapé inicial lançamos dois relatórios, um sobre Escola de Tempo Integral e outro sobre Experiências Internacionais de Financiamento da Educação.

No segundo relatório, o D³e aborda o tema da equidade na distribuição de recursos educacionais. Tendo em vista que a renovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) está sob intensa discussão no Congresso Nacional, trazemos as principais questões em debate sobre esse assunto no Brasil e fazemos uma análise crítica das experiências de outros seis países: Austrália, México, Itália, Chile, Coreia do Sul e Japão.

Com modelos significativamente distintos entre si, cada uma dessas nações membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) traz à tona experiências — exitosas ou não — de distribuição de recursos educacionais que podem enriquecer de diferentes formas a discussão sobre o financiamento do ensino em nosso país.

Esperamos que este material contribua para o fortalecimento do conhecimento e a tomada de decisões no desenho das políticas educacionais no Brasil.

Boa leitura!
Equipe D³e