Permanência de estudantes no ensino fundamental – Evidências para a orientação de políticas de promoção de equidade

Esta Síntese de Evidências é assinada por Luiz Carlos de Souza e Jane Santos da Silva, pesquisadores e docentes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e traz dados sobre as estratégias que contribuem para a permanência escolar mais justa e regular dos estudantes no ensino fundamental. 

Para a análise, os pesquisadores selecionaram e utilizaram nove produções relevantes sobre o tema com subsídios empíricos para fundamentar proposições de políticas públicas. O estudo identificou uma carência de publicações que versam sobre o tema da permanência em educação em se tratando de estudantes negros nos anos finais do ensino fundamental. 

As evidências trazidas apontam que há duas vertentes associadas ao tema das estratégias de busca pela permanência escolar de nossos estudantes: uma mais sistêmica e abrangente, ligada ao desenvolvimento e/ou reformulação de políticas públicas no âmbito da gestão dos sistemas educacionais,  e outra relacionada a práticas das equipes das escolas, como ações internas de acolhimento de articulação com as famílias e com a rede de proteção. 

As recomendações sugeridas pelos pesquisadores são proposições que podem ser inseridas no programa Brasil na Escola, que tem como objetivo inovar estratégias de permanência e aprendizagem de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, visando a execução das metas 2 e 7 do PNE 2014-2024, com apoio técnico e financeiro para as escolas, valorização de boas práticas e inovação.

Pesquisas sobre trajetórias educacionais relativas ao acesso, permanência e aprendizagem de nossos estudantes têm demonstrado profundas e persistentes desigualdades no sistema educacional e que essas desigualdades acontecem há muitas décadas como algo estrutural em nossos sistemas escolares. Trazer à luz evidências é fundamental para uma melhor compreensão da questão e para a formulação de ações efetivas que atuem sobre a problemática. 

Síntese de Evidências

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