O impacto das mudanças climáticas na educação e o que fazer a respeito

Esta Tradução de Evidências apresenta um estudo publicado pelo Banco Mundial, organização internacional dedicada ao desenvolvimento e à redução da pobreza em escala global. Intitulado The Impact of Climate Change on Education and What to Do About It, o relatório foi elaborado por Sergio Venegas Marin, Lara Schwarz e Shwetlena Sabarwal, e analisa os efeitos das mudanças climáticas na educação, com foco especial nos países de baixa e média renda.

A análise revela que eventos climáticos extremos, como enchentes, secas e ondas de calor, têm causado interrupções recorrentes nas atividades escolares, com impactos diretos no acesso, na permanência e na aprendizagem dos estudantes. Desde 2022, mais de 400 milhões de alunos em todo o mundo foram afetados por fechamentos de escolas relacionados a desastres naturais. Estudantes de países de baixa renda perderam, em média, 45 dias de aula por ano — um número alarmante quando comparado aos seis dias perdidos em países de alta renda.

Diante desse cenário, o estudo propõe quatro frentes de atuação para fortalecer a resiliência dos sistemas educacionais: políticas de gestão voltadas à preparação e resposta a emergências, investimentos em infraestrutura escolar adaptada às mudanças climáticas, garantia de continuidade da aprendizagem mesmo durante crises e mobilização de professores e alunos como agentes de transformação ambiental. As propostas partem do reconhecimento de que a crise climática já afeta a educação – e de que os impactos tendem a se intensificar sem ações imediatas.

Sabemos que os desafios enfrentados pelo Brasil possuem especificidades próprias, mas os efeitos das mudanças climáticas sobre a educação também se fazem presentes em nosso território, especialmente em regiões vulneráveis. A tradução deste estudo integra os esforços do D³e para ampliar o acesso a evidências internacionais com potencial de inspirar políticas públicas nacionais. Incorporar a dimensão climática ao planejamento educacional é urgente para promover uma educação mais segura, equitativa e sustentável.

Esse estudo foi usado como referência para a produção da nota técnica O impacto das mudanças climáticas na educação: iniciando um debate, assinado por Sofia Lerche Vieira e desenvolvido pelo D³e em parceria com o Todos Pela Educação e o Instituto Terra Firme.