Um terço dos professores de ensino médio dá aula em mais de uma escola
Reportagem do Diário de Cuiabá trata da nota técnica Atuação docente em múltiplas escolas no Brasil, realizada pela Fundação Carlos Chagas em parceria com a Universidade de Stanford e o D³e, que revelou que mais de um terço dos professores do ensino médio no Brasil leciona em duas ou mais escolas. Em disciplinas como física, química e biologia, esse percentual chega a aproximadamente 40%.
A necessidade de atuar em múltiplas instituições pode estar associada a baixos salários e à precariedade da profissão, resultando em jornadas exaustivas e impactos negativos na saúde dos docentes. Além disso, essa prática compromete a qualidade do ensino, dificultando a criação de vínculos com estudantes e a participação em atividades escolares. O estudo utilizou dados do Censo Escolar 2023 e destaca que em alguns estados é possível observar que mais da metade dos professores enfrentam essa realidade. Em contraste, nos países membros da OCDE, apenas 5% dos docentes do ensino fundamental trabalham em mais de uma escola.