Mudanças climáticas e educação: iniciando um debate

O artigo de Sofia Lerche Vieira, autora da nota técnica “O impacto das mudanças climáticas na educação: iniciando um debate”, publicada pelo D³e, Todos Pela Educação, Instituto Terra Firme e Banco Master, aborda a importância de ampliar o debate sobre os impactos das mudanças climáticas na educação brasileira, destacando a necessidade urgente de políticas públicas que abordem os efeitos das emergências ambientais no acesso, permanência e aprendizagem de crianças e jovens nas escolas.

A autora enfatiza que o tema ainda é pouco discutido no país, mas ressalta que estudos de organizações internacionais como Unesco, OCDE e Banco Mundial já produzem pesquisas sobre o assunto, sendo crucial envolver governos, legisladores e a sociedade civil na formulação de soluções sustentáveis. O artigo conclui que a educação, com apoio financeiro e inovações no projeto político-pedagógico das escolas, pode desempenhar um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e críticos em relação às questões ambientais, construindo um pacto nacional para enfrentar os desastres naturais e promover a sustentabilidade.

Leia a reportagem

Acesse a nota técnica