Educar é tarefa compartilhada: família e escola lado a lado

Em entrevista para a Rádio EBC, Olívia Silveira, psicóloga e diretora executiva do D³e, apresenta os principais pontos da síntese de evidências A relação escola e família: da comunicação para a conversação, de autoria de Maria Virgínia Machado Dazzani e Waldomiro José Silva Filho (UFBA), produzido a fim de apoiar as equipes da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo no uso de evidências científicas para a elaboração de estratégias educacionais.

A síntese destaca a importância da parceria entre escola e família para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, reconhecendo ambos como núcleos fundamentais de socialização e aprendizagem. No entanto, o estudo aponta que a comunicação entre esses dois atores ainda é baseada em modelos antigos, marcados por hierarquias e dificuldades de diálogo.

A diretora executiva do D³e também ressalta os desafios contemporâneos dessa relação, intensificados pela pandemia, pela digitalização da vida cotidiana e pela disseminação de informações falsas. Muitas vezes, escola e família entram em um “jogo de empurra” sobre a responsabilidade pela educação, o que enfraquece a colaboração. A proposta da síntese é substituir a lógica da comunicação unilateral por uma conversação verdadeira, baseada no respeito mútuo, na escuta ativa e na valorização dos saberes de cada parte.

Olívia enfatiza que a escola precisa dar o primeiro passo para romper barreiras, como o preconceito com famílias que têm baixa escolaridade, e que iniciativas práticas, como oficinas com pais ou mães, podem aproximar os vínculos. A mensagem final reforça que educar é um dever compartilhado e que o envolvimento colaborativo entre escola, família e comunidade é essencial para garantir o direito à aprendizagem e à proteção das crianças e adolescentes.

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