Quem Somos

Colaboradores

As diretorias e suas equipes, próprias ou terceirizadas, são responsáveis pela gestão e a execução das atividades.

[ Amanda Abreu ]

Analista Financeira. Foi estagiária na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nas secretarias de Estado de Esportes e de Saúde de Minas Gerais e na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Graduada em Gestão Pública e com formação complementar em Direito Público pela UFMG.

[ Beatriz Vichessi ]

Assessora de Imprensa. À frente da agência Maio Casa de Conteúdo, é editora e repórter de educação. Foi jornalista da revista Nova Escola e de outras publicações da Editora Abril. Especialista em Sociopsicologia pela FESPSP e bacharel em Comunicação Social pela Umesp.

[ Clarissa Kowalski ]

Coordenadora de Comunicação Institucional. Atuou em organizações sociais e institutos empresariais. Jornalista pela PUC-PR, pós-graduada em Sociologia Política pela UFPR e em Educação e Tecnologias pela UFSCar. Jornalista Amiga da Criança pela ANDI-Comunicação e Direitos.

[ Faviane Teixeira ]

Atua na área de gestão pública, relacionamento com governo e planejamento estratégico. Com experiências tanto no setor corporativo quanto no terceiro setor, em articulação com governos municipais, estaduais e federal. Conselheira do Conselho Nacional de Fomento e Colaboração (CONFOCO) em 2023. Mestre em Administração Pública pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e Administradora pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

[ Marcellus Araujo ]

Coordenador de Incidência a Articulação Política. Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (Unialfa-GO), pós-graduado em Jornalismo Político (Unialfa-GO).

[ Marcos Targino ]

Analista de Comunicação. Atuou como videomaker e roteirista no Jornal da USP e como editor de vídeo no Yahoo! Brasil. Bacharel em Audiovisual pela ECA/USP e Graduando em Administração pela ESALQ/USP.

[ Olivia Silveira ]

Diretora Executiva. Atua nas áreas de avaliação de sistemas educacionais e programas e políticas de educação e sociais. Foi secretária de Educação em Pojuca-BA. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia com pesquisas na área de Gestão e Avaliação de Políticas Públicas em Educação. Foi bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES com estágio na Universidade de Coimbra.

Assembleia Geral

Formada pelos associados institucionais, beneméritos e colaboradores, é o órgão soberano da associação.

[ Felipe Michel Braga ]

Associado fundador. Servidor público em Minas Gerais, da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Presidente do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais. Vice-Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (FONCEDE) pela Região Sudeste. Mestre em Análise e Administração de Políticas Educacionais Internacionais pela Universidade de Stanford, bacharel em Economia pela UFMG e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro.

[ Robert (Bob) Verhine ]

Associado fundador. Professor titular aposentado da Faculdade de Educação e permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFBA. Coordenador da área de educação e membro titular do Conselho Técnico-Científico da CAPES, Senior Fellow do Centro Lemann para o Empreendedorismo e Inovação na Educação Brasileira, da Universidade de Stanford. PhD em Educação pela Universidade de Hamburgo (Alemanha), mestre em Estudos Latinoamericanos e bacharel em Economia pela Universidade da Califórnia (EUA).

[ Sofia Lerche Vieira ]

Associada fundadora. Professora titular aposentada da UFC e da UECE e permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UECE. Líder de Projetos do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e de Políticas Educacionais da FGV. Foi secretária de Educação estadual e municipal; consultora e pesquisadora em organizações educacionais. Pós-doutora pela Universidade Nacional de Educação a Distância (UNEd) e doutora em Filosofia e História da Educação pela PUC-SP.

Conselheiros

CONSELHO CONSULTIVO

Apoia as produções de pesquisas acadêmicas, interações com o setor público, articulações com organizações da sociedade civil, captação de recursos e comunicação.

[Antônio Gois]

Colunista do jornal O Globo, diretor e fundador da Jeduca, colaborador do Instituto Unibanco. Autor dos livros Quatro Décadas de Gestão Educacional no Brasil e Líderes na Escola. Foi bolsista dos programas Knight Wallace Fellows, na Universidade de Michigan, e da Spencer Education Journalism Fellowship, na Universidade de Colúmbia (EUA). Graduado em Jornalismo pela UFRJ.

[Daienne Amaral Machado]

Servidora pública federal. Diretora de Estudos e Políticas Sociais da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). Já atuou no MEC e na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Mestre em Evidence-Based Intervention and Policy Evaluation pela Universidade de Oxford (Inglaterra), em Ciência Política pela UnB e graduada em Direito pela UFPE.

[Daniel Bento Teixeira]

Diretor executivo do CEERT. Atuou como consultor das Nações Unidas. Foi pesquisador visitante da Faculdade de Direito da Universidade de Colúmbia, Fellow do Public Interest Law Institute (Budapeste). Especialista em Direitos Difusos e Coletivos e graduado em Direito pela PUC-SP.

[David Plank]

Professor pesquisador da Escola de Educação da Universidade de Stanford, diretor executivo do PACE e codiretor do Centro Lemann. Atuou como consultor para o Banco Mundial, o PNUD e a OCDE. PhD em Educação, mestre em Ciências Sociais e bacharel em Artes Liberais pela Universidade de Chicago (EUA).

[Eduardo Mufarej]

Integrante do Conselho Consultivo do Wilson Institute (EUA). Atuou no mercado financeiro antes de migrar para a área de educação. Foi presidente da Somos Educação e criador da Escola de Formação Política e Liderança RenovaBR. Fellow na Faculdade de Educação da Universidade de Stanford e graduado em Administração de Empresas pela PUC-SP.

[Inês Mindlin Lafer]

Idealizadora do Confluentes e diretora do Instituto Betty e Jacob Lafer. Membro dos conselhos da Casa do Povo, do Nossas, do Instituto Igarapé e presidente do conselho do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas. Mestre em Administração Pública pela FGV e graduada em Psicologia, com formação em Psicanálise, pela PUC-SP.

[Jair Ribeiro]

Fundador e presidente da Associação Parceiros da Educação e da Casa do Saber S.A. Co-investidor da Proz Educação. Conselheiro da Alicerce Educacional, do Todos pela Educação, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e do Instituto Paula Sousa. Foi pesquisador visitante na Universidade de Stanford. Mestre em Direito pela Universidade da Califórnia, graduado em Direito pela USP e em Economia pela FAAP.

[Paulo Ferraz]

Investidor e conselheiro de entidades privadas, públicas e do terceiro setor. Estudioso de políticas públicas e programas em educação, entre outros, no Brasil e no exterior, em especial na cidade do Rio de Janeiro. Possui MBA na Harvard Business School (EUA) e graduação em Engenharia pela PUC-RJ.

CONSELHO CIENTÍFICO

Apoia a produção de relatórios de políticas educacionais por meio da identificação de possíveis autores e de parceiros de pesquisa para aproximação institucional.

[Ângelo Ricardo de Souza]

Professor associado no Núcleo de Políticas Educacionais e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Coordenador adjunto da área de Educação da CAPES. Foi diretor de Pesquisa da Anpae. Fez estágio pós-doutoral na Universidade de Bristol (Inglaterra) e estágio sênior de pesquisa na Università degli Studi di Trento (Itália). Doutor e mestre em Educação pela PUC-SP.

[Elizabeth Macedo]

Professora titular da UERJ. Assessora da Diretoria Científica para as áreas de Humanidades, Ciências Sociais Aplicadas, Letras e Artes da FAPERJ, onde também foi coordenadora da área de Educação. Atuou como pesquisadora visitante na Universidade da Colúmbia Britânica (Inglaterra), na Universidade de Colúmbia e na Universidade de Nova York (EUA). Doutora em Educação pela Unicamp e mestre em Educação pela UFRJ.

[Lara Simielli]

Professora no Departamento de Gestão Pública da EAESP FGV. Doutora e Mestre em Administração Pública e Governo pela EAESP FGV. Foi pesquisadora visitante na Faculdade de Educação da Universidade de Stanford. Sua trajetória profissional inclui atuação direta e consultoria para governos, organizações do terceiro setor e organismos internacionais, com foco nos seguintes temas: política educacional; equidade; e planejamento e gestão.

[Martin Carnoy]

Professor Vida Jacks na Faculdade de Educação e codiretor do Centro Lemann da Universidade de Stanford. Autor de livros e artigos sobre o valor econômico da educação, a produção de educação e o ensino superior. Atuou como consultor para o Banco Mundial, o BID, a OCDE, a Unesco e a OIT. Membro da National e International Academy of Education e ex-presidente da Comparative and International Education Society. PhD em Economia pela Universidade de Chicago.

[Naercio Menezes-Filho]

Professor titular da cátedra Ruth Cardoso e pesquisador do Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper. Professor associado da FEA-USP. Membro da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Científico na classe Comendador, do Comitê Científico do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI). Diretor do Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância. PhD em Economia pela Universidade de Londres (Inglaterra) e mestre em Economia pela USP.

[Paula Louzano]

Diretora da Faculdade de Educação da Universidad Diego Portales (Chile). Trabalhou na OREALC/UNESCO, foi professora da Faculdade de Educação da USP e diretora do programa de formação de professores PED Brasil, de Stanford. Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da USP. Doutora em Política Educacional pela Universidade de Harvard (EUA), mestre em Educação Internacional Comparada pela Universidade de Stanford e graduada em pedagogia pela USP.

[Ricardo Primi]

Professor associado do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade São Francisco e coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional. Foi pesquisador visitante no Instituto de Pesquisa em Personalidade e Psicologia Social da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Stanford. Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP (parte desenvolvida na Yale University) e graduado em Psicologia.

[Roseli de Deus Lopes]

Professora associada do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP. Vice-diretora do Instituto de Estudos Avançados, vice-coordenadora do Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas, coordenadora de programas da Pró-Reitoria de Pesquisa e pesquisadora do Laboratório de Sistemas Integráveis da USP. Livre-docente, doutora e mestre em Engenharia Elétrica pela USP.

CONSELHO FISCAL

Responde pela fiscalização dos atos contábeis e financeiros.

[Dalila Coelho]

Profissional de Planejamento, Orçamento, Controle e Qualidade. Atua no Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB) com planejamento e controle. Mestranda em Contabilidade pela UFBA. Graduada em Administração pela Fundação Visconde de Cairu e bacharelanda em Ciências Contábeis pela UCSal.

[Juliana Veiga dos Santos]

Profissional de Planejamento, Orçamento e Finanças. Atuou no Sistema S, no Governo de Minas Gerais e na Prefeitura de Belo Horizonte com captação, execução e prestação de contas de recursos do Governo Federal, emendas parlamentares e bancos de fomento. Especialista em Administração pela FGV e em Gestão de Projetos pela PUC-Minas. Graduada em Economia e bacharelanda em Contabilidade pela PUC-Minas.