Escolas charters e vouchers – O que dizem as evidências sobre subsídios públicos para entidades privadas em educação?

Esta síntese de evidências é fruto de uma parceria do e com o Todos Pela Educação. O documento, de autoria de Martin Carnoy e Lara Simielli, diretora de conhecimento aplicado do D³e, apresenta o que dizem as principais evidências científicas sobre subsídios públicos para entidades privadas em educação, as chamadas escolas charter e os vouchers educacionais. 

O documento está organizado em três partes: Definições, Evidências Disponíveis e Implicações para o Brasil.  A publicação deste material próximo ao período eleitoral brasileiro, tem o intuito de  fornecer subsídios e qualificar o debate sobre as propostas de políticas que possam estar relacionadas ao tema de escolas charter e de vouchers, tema pouco desenvolvido no país. 

O documento aborda aspectos fundamentais a serem considerados nas políticas de gestão educacional, apresentando dados e evidências sobre subsídios públicos para escolas privadas, podendo contribuir com municípios e estados brasileiros que implementaram ou pretendem adotar iniciativas a partir destas propostas de gestão.

Síntese de Evidências (versão digital)

Síntese de Evidências (versão para impressão)

Sínteses de Evidências – O documento reúne dados, informações e evidências científicas, publicadas no Brasil e no mundo, sobre políticas educacionais. Para organizá-la, é adotada uma metodologia robusta para o levantamento e a sistematização das evidências: escolha de artigos que sejam referência no campo internacional (altas taxas de citação), publicados em revistas
reconhecidas internacionalmente (de acordo com rankings acadêmicos de prestígio) e pertencentes a diferentes áreas do conhecimento (como educação, administração pública, economia, entre outros). Entendemos, porém, que toda metodologia possui restrições e, com o intuito de colaborar para o debate democrático das políticas educacionais, avaliamos que é central declarar a ciência de que há limitações nesta síntese, intrínsecas a qualquer estudo de cunho acadêmico. Nesse sentido, não pretendemos esgotar a literatura nem apresentar uma síntese exaustiva ou conclusiva. Ao contrário, nosso intuito é oferecer um material robusto para auxiliar os gestores na tomada de decisões e fomentar o debate baseado em evidências, que pode e deve ser complementado por outras perspectivas