O impacto das mudanças climáticas na educação: iniciando um debate

O documento foi desenvolvido pelo D³e – Dados para Um Debate Democrático na Educação em parceria com o Todos Pela Educação, Instituto Terra Firme e Banco Master e apresenta recomendações para o enfrentamento dos desafios da Educação frente às mudanças climáticas no Brasil. De autoria de Sofia Lerche Vieira, professora emérita da Universidade Estadual do Ceará (UECE), a nota foi elaborada com base em recentes publicações de organizações internacionais sobre o tema – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO), Banco Mundial e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Nos últimos anos, o Brasil tem vivenciado os impactos da crise climática, como enchentes no Rio Grande do Sul e queimadas em várias regiões do país, forçando o poder público a usar escolas como abrigos emergenciais e interrompendo as atividades escolares. O aquecimento global, mais intenso no semiárido do Nordeste, no Norte e no Centro-Oeste, tem comprometido significativamente a qualidade da Educação.

O documento contextualiza como as mudanças climáticas estão afetando o acesso, a permanência e a aprendizagem na Educação, abordando possibilidades de enfrentamento dos desafios inerentes a essas mudanças. Destaca ainda como as escolas podem impulsionar ações que contribuam para reverter este cenário. Considerando o contexto, a autora traça recomendações para o desenho de ações e intervenções integradas e intersetoriais por parte dos formuladores de políticas, além do envolvimento dos mais diversos atores e da sociedade civil para que o tema seja foco de atenção e priorização nacional. 

A autora destaca quatro eixos como fundamentais para orientar a ação climática: infraestrutura sustentável e sistemas resilientes; educação climática e ambiental nos currículos e pedagogia; engajamento da comunidade escolar como agentes de mudança; e colaboração intersetorial para respostas inovadoras e escaláveis ao desafio das mudanças climáticas. O debate sobre mudanças climáticas e educação é crucial. Ao integrar o tema no debate público, cria-se um senso de urgência para enfrentar crises climáticas e reforça-se a necessidade de justiça social e climática, fomentando a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo.

Nota Técnica

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