Novo Fundeb: Prós e Contras das Propostas em Debate

O D³e (Dados para um Debate Democrático da Educação) e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) produziram o Relatório de Políticas Públicas “NOVO FUNDEB: Prós e Contras das Propostas em Debate”.

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) expira no fim de 2020. No momento, diversos atores do governo e da sociedade civil estão discutindo propostas para o novo Fundeb, com o objetivo de torná-lo permanente e de aprimorar o seu desenho. O relatório, preparado em conjunto por pesquisadores do D³e e do BID, pretende contribuir para o debate analisando os componentes-chave do Fundeb e as propostas que pretendem alterá-los.

O texto, direcionado a legisladores, gestores públicos e demais atores no campo da Educação pública, debruça-se de forma direta e concisa sobre as propostas ora em discussão no Congresso Nacional, e de forma esquemática, considera os cinco componentes do Fundeb:

  • A arrecadação das receitas que integram o Fundo;
  • Os seus critérios de redistribuição;
  • A complementação da União;
  • O valor mínimo nacional por aluno/ano; e
  • As despesas a serem financiadas pelo Fundeb.

Para cada um destes componentes, o relatório pretende responder às seguintes perguntas:

  1. Como o componente funciona atualmente?
  2. Quais as propostas para revisá-lo?
  3. Os prós e contras dessas propostas e o que mais deveria ser considerado.

Boa leitura!